sexta-feira, 17 de junho de 2011

5.VIVÊNCIA


Pessoas com necessidades especiais devem ser envolvidos na política em todas as fases. Em vez de tratá-los apenas como pessoas para ser ajudado, devemos incentivá-los a participar ativamente.
Muitos dos princípios de acessibilidade são essenciais para algumas minorias com necessidades especiais, mas também útil para grupos muito maior de pessoas. Para tomar um exemplo simples, se um site usa um tamanho de letra muito pequeno e fixo, removendo esse obstáculo é crucial para algumas pessoas, mas muitos mais, talvez a maioria dos usuários, vai encontrar a navegação mais conveniente. Devemos incentivar as pessoas a queixar-se ruidosamente. Normalmente as pessoas que encontrar algo um pouco inconveniente só vai viver com ele. No entanto, a inconveniência de um homem pode ser um obstáculo sério para alguém. As pessoas com deficiência, enquanto defendia o seu direito de acesso a conteúdos digitais, também constituem uma força de vanguarda.
As necessidades de poucos pode ser uma conveniência para os muitos. Pessoas com menos de visão perfeita constituem uma parte muito grande da população, mas raramente levantam a voz e exigir melhores softwares, páginas web melhor, ou maior fonte de material impresso. Se os produtores podem ser forçados a fazer o tamanho de fonte, cores e outros elementos de apresentação controlados pelo utilizador para permitir o acesso a pessoas com deficiência visual que necessitam de fontes grandes, então os benefícios da maioria, também.

ATIVIDADE 5:
Transcreva em 10 linhas uma experiência prática de acessibilidade digital, as dificuldades e propostas de aplicações de softwares na acessibilidade digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário