sexta-feira, 17 de junho de 2011

4. ESTUDO DE CASO: PESSOAS COM NECESSIDADES DIFERENTES


Finalizamos com uma perspectiva que estende o conceito de "pessoas com necessidades especiais" para cobrir todas as pessoas. Afinal, somos todos diferentes e temos necessidades diferentes. Em um extremo, algumas diferenças são tão essenciais na utilização de modernas tecnologias de informação que requerem atenção especial. No outro extremo, as diferenças são questões de gosto pessoais nos menores detalhes.
Olhando desta perspectiva, a acessibilidade faz parte de um complexo que abrange também a localização, customização e personalização. Localização significa a tecnologia da informação se adaptar a diferentes hábitos culturais e lingüísticos e preferências, em vez de forçá-los a se adaptar à tecnologia. Isso é cada vez mais importante como a WWW se torna verdadeiramente mundial e precisa apoiar o uso de sistemas de escrita e línguas que se diferem radicalmente. Personalização significa tornar a tecnologia atento aos diferentes tipos de usuários e comunidades, uso e personalização leva isso para o nível de um indivíduo.
A personalização pode significar, por exemplo, as possibilidades para definir o aspecto visual de um site de atender às preferências estéticas individuais do usuário. Isso geralmente envolve uma escolha entre diferentes projetos básicos e uma possibilidade de mudar os seus detalhes.

ATIVIDADE 4:
Na perspectiva de acessibilidade citada acima observe os programas que você citou na atividade anterior e descreva a sua utilização na adaptação de uma pessoa com necessidade especial e sua possível aplicação a pessoas sem estas necessidades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário